papo_delas_logo

SIGA O PAPO NOSSO CANAL /PAPODELAS
sem_filtro

Abaixo-assinado pede vaga na ABL para Conceição Evaristo

Um manifesto nacional pede a ocupação da cadeira de número 7 da Academia Brasileira de Letras pela escritora, Conceição Evaristo. Aqui por Salvador, o pleito pela imortalidade de Evaristo já conta com mais de 7 mil assinaturas e você pode fazer parte desta história. A campanha é online e o objetivo é provocar o início de uma trajetória de reeducação nas formas de letramento.

A cadeira tem como patrono Castro Alves e a mobilização, em Salvador, vem sendo defendida pela equipe dos Diálogos Insubmissos, movimento literário que tem, como fundamento a obra da escritora. Nacionalmente, há diversos outros movimentos sendo feitos para esta ocupação.

“Esta é uma campanha pela ocupação da cadeira de número 7 da Academia Brasileira de Letras pela intelectual negra que conheceu a escravidão desde sua linhagem ancestral e em seu corpo de mulher afro-brasileira que escrevive suas tragédias e potências contemporâneas cotidianas”, diz o abaixo assinado em texto da professora de Literatura da Ufba, Doutora em Crítica e Teoria Literárias, Denise Carrascosa.

Historiando…

Em 26 de abril, em um evento em São Paulo, a cadeira número 7 foi declarada vaga, a partir de quando os interessados terão 15 dias para se inscrever na disputa pela imortalidade literária. Manifestado interesse por parte da escritora Conceição Evaristo, as campanhas tem, como intuito, fortalecer a vontade popular em prol da escritora. A mesma afirmou, em entrevista, que – apesar de não ser um objeto de desejo – a presença da mulher negra em todos os espaços se faz urgente e necessário. Após os prazo de 15 dias – até 12 de maio – a Academia marcará as eleições para 30 dias depois.

dayse_sacramento

Dayse Sacramento/ Foto: Natan Fox

“Essa mobilização é resultado do nosso compromisso com a literatura negra de mulheres que tem, atualmente, Conceição Evaristo como uma das nossas principais escritoras. Para uma mulher negra neste país, ocupar um espaço importante como a ABL, significa vivificar e visibilizar muitas das nossas vozes e histórias presentes na sua escrita” – Dayse Sacramento, idealizadora dos Diálogos Insubmissos.

Compartilhem e assinem o abaixo-assinado no link:

http://bit.ly/ConceiçãoEvaristoNaABL

 

 

 

Fonte: Portal SoteroPreta

Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.