papo_delas_logo

SIGA O PAPO NOSSO CANAL /PAPODELAS
sem_filtro

Banco de imagens gratuito e colaborativo: pela representatividade da mulher negra na comunicação

Se a desigualdade racial e de representatividade se apresentam em praticamente todas as esferas de nossa cultura, a luta por transformar tal quadro também deve se dar nos mais diversos cenários – dos meios de comunicação mais evidentes até as formas de comunicação mais indiretas, até as fotos e imagens utilizadas para ilustrar reportagens e campanhas publicitárias. Foi assim que nasceu o Preta, um banco de imagens inspiradoras, gratuito e colaborativo, a fim de combater a exclusão da mulher negra na comunicação.

(Editorial “Florescer” – Fotógrafa: Natalia Quintino / Modelo: Daiany Miranda)

Os dados que o Preta pretende transformar são autoexplicativos: em 2017, apenas 21% das mulheres presentes em campanhas publicitárias eram negras, e destas, 69% eram celebridades. O caminho, portanto, especialmente em um país de maioria negra, ainda é longo para que as mulheres negras possam naturalmente se reconhecer em uma publicidade. O banco surge, portanto, para pressionar os criadores e criadoras e oferecer o material perfeito para que a representatividade também se dá em tais comunicações.

                                     (Editorial “Feminino” – Fotógrafa: Leticia Zanchi / Modelo: Thienne Czizeweski)

Por se tratar de um acervo de imagens colaborativo e sem fins lucrativos, os editoriais são criados entre fotógrafas, modelos e artistas envolvidos com os temas. O sucesso do lançamento da plataforma, porém, foi tanto que não só o Preta vem recebendo materiais de todo o Brasil, como extrapolou seu estrito sentido original e se transformou em um portal de conteúdo colaborativo.

                                     (Editorial “Celebrar” – Fotógrafa: Ana Carolina Borba / Modelo: Thienne Czizeweski)

Além de oferecer imagens de mulheres negras para matérias e campanhas, portanto, o Preta também traz entrevistas, reportagens, colunas e vídeos, preenchendo com precisão e qualidade um hiato que não pode mais existir.

                                     (Editorial “Pausa” – Fotógrafa: Dariane Luz / Modelo: Mariane Coelho Pedra)

Fonte: Hypeness

Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.