Como a frustração pode nos tornar mais criativos

Os maiores mitos que cercam pessoas bem sucedidas é que elas “devem” se sentir motivadas o tempo todo, não devem conhecer a frustração e conseguem fazer tudo que se propõem, sempre. Mas… Ninguém vive constantemente motivado. Claro, a vida em si não é fácil e a capacidade de controlar os contratempos exige paciência e jogo de cintura, porém deixar-se render à frustração pode causar desmotivação e abandono de metas e projetos importantes para muitas pessoas.

E se pegássemos a frustração e canalizássemos positivamente? Não, isso não é papo de livro de autoajuda. Você já pensou que seus desafios e problemas podem descarrilar seu processo criativo? E até mesmo torná-lo uma pessoa mais criativa? 

O TED Talks do Tim Harford sobre como a frustração tem o poder de elevar o nível de criatividade – uma história fantástica sobre o álbum de piano e o álbum solo de jazz mais vendido na história –  pretende estimular pessoas a serem mais criativas nos seus processos. Tim Harford pode inclusive convencê-lo de que trabalhar com uma pequena bagunça pode ser vantajoso.

    ,

Tim Harford é autor do livro “Adapte-se – Por que Todo Sucesso começa com um fracasso”, que você encontra na Saraiva. A palestra é um extrato do livro Bagunçado: Como ser criativo e resiliente em um mundo com mentalidade de organização”, em inglês, na Amazon (tradução livre, link afiliado)

 

*Este vídeo é reprodução de uma das conversas apresentadas em conferência TED oficial.

Input your search keywords and press Enter.