papo_delas_logo

SIGA O PAPO NOSSO CANAL /PAPODELAS
sem_filtro

Dia do Patrimônio será celebrado com ações de educação patrimonial pela FGM

Salvador reúne grande riqueza histórica e cultural, que pode ser conferida em imóveis e monumentos espalhados em diversos pontos. Para estimular o interesse de estudantes, moradores e visitantes acerca dos símbolos que dão identidade e fazem parte da memória histórica da capital baiana, a Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), realizará uma programação especial em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio, nesta sexta-feira (17).

Entre as ações que serão iniciadas na cidade está o Circuito #Reconectar, que levará alunos do Fundamental II de 10 escolas da rede municipal de ensino a conhecer trechos entre a Orla e o Centro. A primeira unidade a participar da inciativa é a Escola Municipal Prof. Cláudio Veiga, em São Cristóvão. A partir das 8h, os estudantes farão uma espécie de tour saindo da Praça da Sé até a Praça Castro Alves. Às 13h, será a vez da Escola Municipal Nova Sussuarana, localizada no bairro homônimo, que fará o mesmo percurso.

O circuito abrangerá outros dois roteiros, como a Vila Primitiva (Forte São Diogo ao Cristo da Barra) e Cidade Moderna (Praça Castro Alves ao Campo Grande). As visitas ocorrerão uma vez ao mês até dezembro, sempre duas vezes ao dia. Para isso, a FGM contratou um ônibus e guias turísticos que vão buscar os estudantes nas escolas, conduzi-los pelos pontos e deixá-los novamente na instituição de ensino.

QR Code – O #Reconectar permite que moradores e visitantes da cidade tenham acesso às informações sobre monumentos públicos, a partir de placas com QR Code instaladas próximas às suas bases. Basta aproximar um celular ou tablet com leitor para acessar esse tipo de código.

No link que se abre é possível ler a ficha com os dados e um resumo sobre o personagem ou evento retratado na obra em três línguas (português, inglês e espanhol). Desde o lançamento, em 17 de agosto de 2017, já foram colocadas placas em 43 monumentos públicos, localizados no Centro Histórico, Piedade, Campo Grande, Barra, Ondina, Rio Vermelho, entre outros.

Roda de conversa – Na próxima terça (21), às 18h, o Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro, será palco de mais uma edição do Patrimônio É…. A roda de conversa abordará o tema “Monumentos Públicos: Os Desafios da Preservação”. Os convidados da noite serão a doutora em Arquitetura e Urbanismo Solange Araújo, o doutor em Artes Visuais José Dirson Argolo, e a diretora de Patrimônio e Humanidades (FGM), Milena Tavares. A mediação do evento ficará por conta de Daniel Sande Rodrigues da Costa, diretor de Equipamentos, Mobiliário Urbano e Edificações Públicas da Secretaria de Manutenção (Seman).

O Patrimônio É… é um projeto do Salvador Memória Viva, programa de atividades de proteção e estímulo à preservação dos bens materiais e imateriais do município. A ideia é abordar questões do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura.

Além de manter uma pauta fixa mensal para o tema, a iniciativa promove a educação patrimonial, colabora no direcionamento das ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda, instrumentalizando a política municipal para atuar na valorização da memória histórica da cidade. Ao todo, serão dez encontros em 2018, com emissão de certificado ao final, para quem participar de, pelo menos, 70% das rodas de conversa.

Fonte: Secom

Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.