papo_delas_logo

SIGA O PAPO NOSSO CANAL /PAPODELAS
sem_filtro

Elena Mikhailovn: 89 anos e dando a volta ao mundo

Quando pensamos em viajar o mundo, geralmente achamos que a melhor idade é enquanto se está jovem. Costumamos ter medo de envelhecer e até dizemos a nós mesmos que  “essa é a época certa para viajar”. Mas quem disse que só os jovens é que têm disposição para largar tudo e fazer um mochilão provavelmente não conhecia a russa Elena Mikhailovn que com 89 anos resolveu dar a volta ao mundo.

Foto: Reprodução

 

Aos 89 anos, Elena se aventura sozinha, com sua bengala e uma mochila nas costas. A ideia de conhecer o mundo surgiu de amigos quando Vó Lena – como ficou conhecida –  tinha 83 anos. Desde então, nos últimos 6 anos,  já viajou uma vez para a Polônia, Vietnã e Turquia, duas vezes para Alemanha e cinco vezes para a República Checa, seu país favorito.

Foto: Reprodução

A sua história ficou famosa depois que Ekaterina Papina, também russa, fez uma postagem em sua própria rede social contando que encontrou a sua compatriota e exploradora em uma viagem de férias pelo Vietnã. No restaurante do hotel onde Ekaterina estava hospedada, uma senhora tentava explicar em russo a um funcionário do local que não queria sua comida muito apimentada e Ekaterina decidiu ajudar a idosa, mas acabou se surpreendendo com a sua história.

Foto: Reprodução

 

Ekaterina conta em sua postagem que Vó Lena tem uma história sofrida. Nasceu em 1927, na cidade de Krasnoyarsk, -cerca de 4 mil quilômetros de Moscou – onde mora até hoje. Cresceu num orfanato e sobreviveu à Segunda Guerra Mundial trabalhando no campo com um carro de bois em Oremburgo. No fim da guerra, manteve-se na agricultura e casou-se com um militar com quem teve uma filha. Ao passar dos anos ele adquiriu problemas com a bebida e começou a bater nas duas. No post de Ekaterina, não sabemos o que acontece depois, mas conhecemos a parte feliz e sabemos que Elena tem dois netos e vive sozinha.

Foto: Reprodução

“Eu realmente queria compartilhar essa incrível história! E espalhar a palavra, para que todos saibam o quão incrível, corajosa e grande é essa avó que vive em nosso país. Gostaria muito de ser a mesma com 89 anos!”, (Ekaterina Papina em seu post no Facebook sobre “Vó Lena”).

Foto: Reprodução

 

Ekaterina descobriu que, por trás daqueles enormes óculos, das rugas e dos cabelos brancos, estava uma mulher viajante e aventureira de 89 anos que além de muita história para contar, esbanja coragem.

Embora tenha a saúde consideravelmente fraca, Vó Lena é um exemplo de que a vida é para ser aproveitada intensamente independentemente da idade. Já são seis anos com férias duas vezes ao ano, sempre em países diferentes. A dificuldade de enxergar é o único problema que a tem retraído nas aventuras, mas ela raramente diz não a um desafio.

Foto: Reprodução

Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.