papo_delas_logo

SIGA O PAPO NOSSO CANAL /PAPODELAS
sem_filtro

“Nada nasce pronto. O desenho, assim como qualquer outra habilidade, precisa de treino e dedicação.” Luisa Ferri

O UNIVERSO DAS ILUSTRAÇÕES SEMPRE FOI MARCADO COMO UM AMBIENTE MAJORITARIAMENTE MASCULINO. NO ENTANTO, AO LONGO DOS ANOS DIVERSAS MULHERES DEIXARAM O SEU NOME MARCADO NA HISTÓRIA POR APRESENTAREM TRABALHOS DE ILUSTRAÇÃO, QUADRINHOS E TIRINHAS QUE SE DESTACAVAM NO MERCADO. EMPODERAMENTO FEMININO, BODY POSITIVE, IGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO SÃO SÓ ALGUMAS DAS PAUTAS QUE INCENTIVAM DIVERSAS MULHERES A COLOCAREM EM PAPEL SEUS ANSEIOS.

ATUALMENTE, DIFERENTES MULHERES ILUSTRADORAS TÊM SIDO RECONHECIDAS PELO TRABALHO E NOSSA COLUNA ELAS INSPIRAM HOJE TRAZ UMA DELAS. CONHEÇA A LUIZA FERRI E UM POUCO DO SEU LINDO TRABALHO.

LU, CONTA PRA GENTE UM POUCO DA SUA VIDA, DE ONDE VEIO E O QUE FEZ ATÉ CHEGAR AQUI. 

MEU NOME É LUISA FERRI, SOU BELORIZONTINA E TENHO 31 ANOS,  FORMADA EM DESIGN DE MODA E PÓS-GRADUADA EM GESTÃO DE MARKETING PELA FUNDAÇÃO DOM CABRAL. QUANDO EU PENSO NA MINHA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL, EU TENHO O MAIOR ORGULHO DE MIM MESMA, FOI UM PROCESSO LONGO DE AUTOCONHECIMENTO E COACHING.

HOJE EU ME SINTO BEM SUCEDIDA E SATISFEITA PROFISSIONALMENTE, MAS QUANDO ME FORMEI EM DESIGN EM 2009, TRABALHAVA EM LOJA DE ROUPA, DECIDI FAZER UM INTERCAMBIO EM LONDRES PARA APRIMORAR O MEU INGLÊS E TER UMA NOVA VIVÊNCIA, (AINDA BEM QUE EU TINHA A MINHA FAMÍLIA PRA ME DAR SUPORTE EM DECISÕES COMO ESSA). VOLTANDO PARA BELO HORIZONTE PERCEBI QUE ESTAVA EXTREMAMENTE PERDIDA E PRECISANDO “TOMAR UM RUMO” PRA MINHA VIDA, O MEU LADO PROFISSIONAL É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PRA MIM!

COMECEI UM PROCESSO DE COACHING E ENTREI NA FUNDAÇÃO DOM CABRAL, O QUE ME DEU UMA NOVA VISÃO DE MUNDO E MERCADO. NISSO, EU DECIDI SAIR DO MEU EMPREGO E TRABALHAR NA EMPRESA DA MINHA FAMÍLIA, MEU PAI TEM UMA LOJA DE PEÇA PRA CAMINHÃO E EU TRABALHO COM ELE, NO SETOR COMERCIAL E NA IMPORTAÇÃO. A ILUSTRAÇÃO É PAIXÃO, MEU ENCONTRO COMIGO MESMA E EU FAÇO Á NOITE, NA HORA QUE EU CHEGO EM CASA E NOS FINAIS DE SEMANA…

MAS VOCÊ VAI ME PERGUNTAR COMO A PINTURA E A ILUSTRAÇÃO APARECERAM NA MINHA VIDA…

COMO SURGIU SEU INTERESSE PELA ÁREA DE ILUSTRAÇÃO?

EU SEMPRE GOSTEI DE DESENHAR, NA ÉPOCA DO VESTIBULAR EU PRESTEI PARA BELAS ARTE E PRO DESIGN DE MODA, MAS NA FACULDADE, EU PAREI DE DESENHAR.

EU FICAVA COMPARANDO OS MEUS DESENHOS COM DESENHOS DE OUTRAS PESSOAS QUE EU ACHAVA QUE DESENHAVAM MELHOR DO QUE EU, ISSO É A PIOR COISA QUE NÓS PODEMOS FAZER COM NÓS MESMOS.

COLOCAR A NOSSA RÉGUA “LÁ EM CIMA” E ACHAR QUE NÃO SOMOS CAPAZES, QUE OS OUTROS SÃO SEMPRE MELHORES DO QUE NÓS OU QUE NÃO SOMOS BONS O SUFICIENTE.

O DESENHO VOLTOU A FAZER PARTE DA MINHA VIDA DE FORMA MUITO LEVE,  QUANDO EU RESOLVI FAZER CARTÕES DE NATAL E ANIVERSÁRIO PARA PRESENTEAR OU EXPRESSAR CARINHO PRAS PESSOAS QUE ESTAVAM Á MINHA VOLTA E QUE ERAM IMPORTANTES PARA MIM. E EU QUERIA FAZER CARTÕES CADA VEZ MAIS BONITOS E CADA VEZ MAIS ELABORADOS, FOI AÍ QUE SURGIU A AQUARELA..

HOJE TENHO UM IG @THEARTFROMMARS, QUE É ONDE EXPONHO TODOS OS MEUS DESENHOS.

Ilustração Luiza Ferri

VOCÊ TEM ALGUM CONTEÚDO QUE GOSTA MAIS DE DESENHAR?

EU TENHO MAIS HABILIDADE E FLUIDEZ PRA FAZER ILUSTRAÇÕES INFANTIS. EU GOSTO DE TRABALHAR O UNIVERSO LÚDICO INFANTIL, DAS CORES, A FANTASIA, A LEVEZA E A IMAGINAÇÃO…

DE ONDE VEM SUA FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA AS ILUSTRAÇÕES? VOCÊ POSSUI ALGUM RITUAL CRIATIVO?

INSPIRAÇÃO PODE VIR DE UMA IMAGEM BONITA, DE UM POEMA, UMA FRASE, UMA MÚSICA ATÉ MESMO UM SENTIMENTO… MAS PRA TODOS OS MEUS TRABALHOS EU FAÇO MUITA PESQUISA ANTES DE EXECUTAR. PESQUISO FOTOS, TRABALHOS DE OUTROS ILUSTRADORES, TUTORIAIS, COMPOSIÇÃO DE IMAGEM, O TEMA QUE EU QUERO TRABALHAR…

QUAIS ARTISTAS LHE INSPIRAM?

EU SOU ALUCINADA COM OS POEMAS DA RUPI KAUR, (ADORO ILUSTRAR OS POEMAS DELA).

GOSTO DA IRREVERÊNCIA DA @NANATHS @MARI.ILUSTRA

OS SKETCHES DE CIDADE DA @CATARINA_CHUR

AS ILUSTRAÇÕES INFANTIS DA @RAISSABULHOES, @INKBEKA, @QUENTINGREBAN @TONIA_TKACH

OS OLHOS E A TÉCNICA DA @_REINA_YAMADA

O FEMINISMO DA @PRIII_BARBOSA ENTRE OUTROS.

Ilustração Luiza Ferri

EXISTE ALGUMA ILUSTRAÇÃO QUE LHE MARCOU? 

A PINTURA DA MULHER FAZENDO UM CORAÇÃO NO ÚTERO. ELA É IMPORTANTE PRA MIM… PELO QUE EU ESTAVA SENTINDO NA HORA QUE EU A FIZ.

EU TINHA UM SENTIMENTO DE PLENITUDE POR SER MULHER, POR SER QUEM EU SOU, UM AMOR IMENSO PELO MEU CORPO, E PELA MINHA ESSÊNCIA… ALÉM DISSO, EU FIZ ESSE CORPO DA FORMA QUE EU MAIS GOSTO DE TRABALHAR, COM MUITA ÁGUA E MUITA MANCHA E USEI UMA MISTURA DE CORES QUE EU ADORO. A SENSAÇÃO NA HORA QUE EU ESTAVA FAZENDO ERA BOA DEMAIS! ESSE É UM DOS MEUS TRABALHOS PREFERIDOS.

Ilustração Luiza Ferri

SE VOCÊ TIVESSE QUE SE DESCREVER COM UM DESENHO SEU, QUAL SERIA?

EU FIZ ISSO PRO MEU ANIVERSÁRIO DE 31 ANOS! UM DESENHO QUE ME REPRESENTASSE: UMA SEREIA COM CARACTERÍSTICAS DE DESENHO INFANTIL “CORAÇÃO QUE FAZ BARULHO DE ÁGUA”.

RELEMBRE UMA CONQUISTA QUE LHE TROUXE UMA ENORME ALEGRIA:

MEU PROCESSO DE AUTO CONHECIMENTO É UMA COISA QUE ME TRAZ ALEGRIA E PLENITUDE. EU SEI QUE PODE PARECER CLICHÊ, MAS QUANDO A GENTE SE CONHECE E SABE O NOSSO LUGAR NO MUNDO FICA MUITO MAIS FÁCIL FAZER ESCOLHAS INTELIGENTES QUE ESTÃO DE ACORDO COM A NOSSA VERDADE E A NOSSA ESSÊNCIA.

QUAL O RECADO QUE VOCÊ DEIXA PARA AS MULHERES QUE QUEREM DESENVOLVER SEU POTENCIAL CRIATIVO?

NADA NASCE PRONTO. EU DESCOBRI QUE O DESENHO, ASSIM COMO QUALQUER OUTRA HABILIDADE PRECISA DE TREINO E DEDICAÇÃO…

EU COSTUMO DIZER QUE QUANTO MAIS EU DESENHO MELHOR EU DESENHO, E PARA MIM, O DESENHO É UMA PRÁTICA DIÁRIA. EU AMO O QUE EU FAÇO, ENTÃO EU ESTOU SEMPRE ATRÁS DE CURSOS E TUTORIAIS PARA ME AJUDAR A MELHORAR A TÉCNICA E A QUALIDADE DOS MEUS DESENHOS.

HABILIDADES NECESSITAM DE 2 COMBUSTÍVEIS: PAIXÃO E PRÁTICA. 

Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.