papo_delas_logo

SIGA O PAPO NOSSO CANAL /PAPODELAS
sem_filtro

Os benefícios da amamentação para a mãe

A importância do aleitamento materno para a saúde do bebê é bastante conhecida, mas nem todo mundo sabe que o ato também faz bem para a mãe. Vários estudos já apontaram que a amamentação reduz os ricos da mulher desenvolver, no futuro, câncer de mama e ovário.

Um estudo feito pela Universidade de Harvard aumentou essa lista de benefícios. Segundo a pesquisa, amamentar por um ano foi associado a uma queda de 15% nos riscos da mãe desenvolver diabetes tipo 2. Quanto mais tempo de amamentação, menor o risco.

As vantagens não são só em longo prazo. Amamentar também ajuda na perda de peso e acelera a recuperação após o parto. Isso porque o hormônio ocitocina, que o corpo da mulher produz durante a amamentação, faz com que o útero volte ao seu tamanho normal mais rapidamente e pode diminuir o sangramento pós-parto. Reduzindo a perda de sangue, a amamentação também pode evitar a anemia, problema que acomete muitas mulheres durante esse período.

Além disso, dar de mamar estimula o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. A união física e emocional traz alegria e satisfação para muitas mães. Estes sentimentos agradáveis são aumentados pela liberação de hormônios como a prolactina, que produz uma sensação de paz  e carinho, e ocitocina, que promove um forte sentimento de amor e apego entre mãe e filho.

Cuidados durante a amamentação

Durante o período de amamentação, o ideal é que a mãe mantenha uma alimentação equilibrada e saudável, incluindo frutas, verduras e legumes e evitando o excesso de sal. É bom lembrar de beber muita água e sucos naturais. Com relação a medicamentos, é  preciso consultar um médico antes de tomar qualquer remédio, já que muitas substâncias podem prejudicar o bebê.

Para continuar amamentando depois de voltar ao trabalho, uma boa alternativa é ordenhar o leite, fazendo a retirada manual ou por meio de uma bombinha de sucção. O leite extraído pode ser guardado na geladeira por 12 horas e no congelador ou freezer por até 15 dias.

Fonte: Pfizer

Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.