papo_delas_logo

SIGA O PAPO NOSSO CANAL /PAPODELAS
sem_filtro

Mitos e verdades sobre a relação entre anticoncepcional e câncer de mama

Muito se discute entre amigas e entre médicos sobre o uso do anticoncepcional. Suspeitas de trombose, ganho de peso e enxaqueca, o possível risco aumentado de surgimento de tumores malignos são alguns dos motivos de preocupação em relação ao uso contínuo do medicamento.

Um estudo recente publicado no The New England Journal of Medicine levantou novas questões sobre a relação entre contracepção hormonal e o câncer de mama. Os pesquisadores revelam que o uso do anticoncepcional produziu um caso extra de câncer de mama para cada 7.690 mulheres por ano, considerando que, cerca de 140 milhões usam o anticoncepcional em todo o mundo.

Michelle Samora, oncologista do Centro Paulista de Oncologia CPO, explica que existem vários mitos quando o assunto é o uso de pílula e sua relação com casos de câncer.

– É importante lembrar que cada caso é um caso. Existem mulheres que, com o uso do anticoncepcional, terão mais possibilidades de desenvolver um tumor de mama do que outras. Temos que olhar com cautela e usar a informação para discutir a melhor indicação para cada mulher individualmente.

A especialista esclarece algumas dúvidas sobre o assunto:

Apenas a pílula anticoncepcional aumenta o risco de câncer?

Mito. Todos os métodos contraceptivos que liberam hormônio foram associados ao aumento da probabilidade da doença. Nesse grupo estão a pílula, adesivos, anéis vaginais, dispositivo intrauterino (DIU) de hormônio, injeções e implantes. Independente da via de absorção do hormônio, o risco existe.

Se eu utilizar algum método contraceptivo hormonal com certeza vou ter câncer de mama?

Mito. A pesquisa demonstra que o método contraceptivo hormonal apenas aumenta a chance de desenvolver o câncer de mama comparado com as mulheres que não o utilizam. Vale ressaltar que embora exista essa chance para as mulheres, o risco ainda é relativamente baixo.

O tempo de uso influência no aumento das chances de desenvolver o câncer de mama?

Verdade. O tempo de uso do método contraceptivo está inteiramente relacionado às chances de desenvolver a doença. O estudo avaliou que as mulheres que utilizam métodos hormonais por até um ano aumentam em 9% o risco, contra as mulheres que utilizam por mais de dez anos, com um risco aumentado de cerca de 38%.

Devo suspender o medicamento para não desenvolver câncer de mama?

Mito. O estudo não muda a indicação, considerando que a contracepção hormonal diminui riscos de câncer no ovário, endométrio e intestino. Ele é um alerta para a comunidade médica sobre mais um fator de risco para o câncer de mama, assim como a obesidade e o sedentarismo. Uma pessoa que possui mais de um fator de risco, além de buscar uma vida mais saudável, deve discutir com o seu médico outras opções de contraceptivos.

Fonte: Revista Donna

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.