papo_delas_logo

SIGA O PAPO NOSSO CANAL /PAPODELAS
sem_filtro

Terapia do trovão: conheça a nova tendência para combater a ansiedade

A prática de mindfulness garante um estado de relaxamento

Você certamente conhece alguém que tem muito medo de tempestade. Mas com certeza no seu ciclo de amigos também têm os que amam o barulho da chuva. Se você faz parte do segundo grupo, vai gostar de saber da nova tendência da indústria do bem-estar: a terapia do trovão.

Um estudo de 2016 realizado por pesquisadores da Escola de Medicina de Broghton e Sussex, na Inglaterra, mostra que ouvir sons da natureza, como gotas de chuva caindo, folhas sendo levadas pelo vento ou pássaros cantando pode alterar as vias neurais do cérebro, o que ajuda a acalmar e combater a ansiedade.

A ideia é conseguir observar os acontecimentos e tirar o foco do próprio pensamento. Pacientes com ansiedade, depressão e transtorno pós-traumático costumam focar internamente quando ouvem sons artificiais. Mas os que escutam sons da natureza conseguem transferir essa atenção para fora do corpo, o que garante um estado de relaxamento.

“A terapia do trovão é uma prática de mindfulness na qual você escuta o som de trovões ou outros sons da natureza, e produz um efeito calmante na ansiedade, ajudando a aliviar o estresse,” explica Selma Studer, fundadora do estúdio de meditação GONG.

É claro que nem sempre nosso estado emocional está relacionado ao clima do dia. Então em vez de esperar a chuva cair, uma boa solução é baixar apps que emitem os sons ou ir para algum lugar aberto e focar no que acontece ao redor.

Você também pode ir ao YouTube para encontrar vídeos de tempestades reais ou simuladas em diferentes intensidades. Partiu?

00

Fonte: Glamour

Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.