papo_delas_logo

SIGA O PAPO NOSSO CANAL /PAPODELAS
sem_filtro

Vai casar ou morar junto? Adapte a casa sem precisar reformar

E também se prepare psicologicamente para esta grande mudança em sua vida – isso é essencial para tudo dar certo.

O relacionamento vai bem e um belo dia você e mozão ou mozona se perguntam: que tal se morássemos na mesma casa? A ideia vai adiante e, por praticidade, menos burocracia ou quaisquer outros motivos, decidem que o melhor é ficarem no lugar em que você mora atualmente.

Precisará de uma adaptação aqui e outra ali, mas reforma não cabe no orçamento? Sem problema: a arquiteta Laura Lopes, do escritório Arqsol, e a decoradora de interiores Luciene Matos dão dicas espertas de decoração para a sua casa – que passará a ser de duas pessoas – ficar com a carinha do casal sem perder a personalidade que já tinha. Já já vamos a elas!

Preparo psicológico para morar junto

Antes de decoração, porém, achamos legal falar sobre o aspecto emocional desta grande mudança na sua vida. “É importante conversar muito bem sobre o que mudará e não agir por impulso nem para agradar à outra parte”, afirma a sexóloga e psicóloga Margareth dos Reis, terapeuta sexual e de casais. “Este é o momento de criar um projeto conjunto, construir caminhos para o futuro.”

A especialista recomenda que, passada a empolgação inicial, as duas pessoas reflitam sobre a situação. Sozinhas, de si para si. Caso bata um certo pânico – e é normal que isso ocorra, não se sinta mal –, você deverá avaliar de forma muito prática o seguinte: o preço a pagar para abrir mão da sua individualidade em casa é um investimento ou um sacrifício?

Se a resposta for “investimento”, respire fundo e siga adiante; se for “sacrifício”, talvez o melhor seja cancelar a mudança. “Mas sabendo que haverá consequências”, alerta Margareth. Pode ser que mozão ou mozona entenda e vocês refaçam a rota. Pode ser que isso gere uma separação. Pense bem e, se achar necessário, procure ajuda na terapia para colocar os pensamentos em ordem.

Fonte: M de mulher

Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.