papo_delas_logo

SIGA O PAPO NOSSO CANAL /PAPODELAS
sem_filtro

Viagens com propósito

O propósito da viagem está ligado à construção de relacionamentos sociais, oportunidades de aprender e crescer de forma holística. As viagens com propósito nos dão a chance de estar realmente engajados em uma atividade, desenvolver novas habilidades e descobrir novas culturas. Nos aproxima de nós mesmos e dos outros. O pesquisador Filep Sebastian defende que uma experiência de viagem satisfatória não é apenas sobre satisfações. É também sobre  como encontramos significado em nossas atividades de viagem.Mas o que são viagens com propósito?

O turismo com propósito é um novo setor de bem-estar, e se baseia em experiências compartilhadas. O interesse em projetos e comunidades locais tem crescido cada vez mais, principalmente em meio a comunidade jovem que influencia outras esferas geracionais a praticar esse tipo de viagem.

A empresa Responsible Travel em 2016, criou o programa de viagens “Trip for a Trip”, que fomentava a experiência de viagem em locais com desigualdade social.  Desde o lançamento do programa, toda vez que um viajante reservou uma viagem através do Responsible Travel, é possível financiar uma criança local de uma comunidade desfavorecida e a levar para um dia de viagem na própria cidade, oferecendo uma experiência que estaria fora da realidade dessa criança. Atualmente, a empresa executa programas em Suazilândia, Camboja, Laos, Indonésia, Tailândia, Brasil, China, bem como no Reino Unido, financiando viagens de mais de 1.000 dias em primeiro ano.

O Work nomads  é uma empresa que oferece viagens com propósito no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Seu conceito é a troca de trabalho por hospedagem e alimentação. Em apenas 3 simples passos, é possível realizar uma viagem profunda e imersiva na cultura, e colaborar com projetos, comunidades ou organizações. Além de ser uma forma mais mais econômica de se viajar, o Work Nomads permite aprender/ensinar novas habilidades, e ter uma profunda experiência na cultura local, trazendo um propósito muito maior para a viagem.

Mais do que conhecer novos destinos e culturas, as viagens com propósito  trazem outra perspectiva sobre o turismo consciente, revelando uma nova forma de conhecer lugares, seja ajudando comunidades locais ou tirando um tempo para si. Dessa forma temos é possível retribuir.  Compartilhando habilidades e conhecimentos, fomentar uma causa, conhecer novas pessoas, abrir a visão para outras realidades, além de contribuir positivamente com o desenvolvimento da região visitada.

Fonte: Revista Catarina

Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.